Brasília, urgente

CoronaVac para crianças: Ministério da Saúde compra 1 milhão de doses do Butantan

O Ministério da Saúde comprou 1 milhão de doses de CoronaVac do Instituto Butantan para crianças de 3 a 5 anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15),informou o jornal o Globo. A compra via Butantan representa uma mudança nos planos da pasta.

Como mostrou a coluna de Lauro Jardim, o ministério havia achado as doses caras e, por isso, optado por comprar do Covax Facility, consórcio global gerenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). — Nós temos duas possibilidades de aquisição: a primeira era via Covax Facility, porque as doses estavam prontas e chegariam mais rápido ao Brasil do que trazer o IFA para produzir no Instituto Butantan. No entanto, temos algumas dificuldades, porque as vacinas que nos ofereceram têm um prazo de validade relativamente curto.

Então, o Instituto Butantan providenciou o IFA e nós vamos adquirir as vacinas necessárias para imunizar os filhos de todos aqueles pais que queiram levá-los para as salas de vacinação — disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A instituição prevê entregar as doses em setembro e produzi-las com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que importou desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a liberação do imunizante para a faixa etária a partir de 3 anos.  


Envie sua opinião