Brasília, urgente

Especialistas em saúde compartilham experiências clínicas e contribuem com a avaliação de tecnologias

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu oportunidade para conhecer especialistas em saúde interessados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que queiram compartilhar suas experiências clínicas com a Comissão. A ideia é que esses profissionais possam contribuir com a avaliação de tecnologias em saúde (ATS), comunicou o Ministério da Saúde.

A partir dessa contribuição, a proposta é consolidar um Banco de Dados para ações que serão realizadas pela secretaria executiva da Comissão e fomentar a participação desses atores nos processos de avaliação pela Conitec e na elaboração de Protocolos Clínicas e Diretrizes Terapêuticas. A visão dos diversos atores colabora para que a ATS acolha e considere em suas decisões diferentes perspectivas. Nem sempre existem evidências científicas suficientes ou robustas sobre uma tecnologia em saúde. O uso de um novo medicamento, por exemplo, pode não apresentar informações suficientes sobre seu impacto na prática clínica de profissionais de saúde ou na vida dos pacientes.

Ouvir sobre as experiências clínicas de especialistas em saúde a respeito de doenças e os tratamentos disponíveis são fundamentais para elaboração da recomendação pela Conitec. O envolvimento desses atores representa uma oportunidade para melhorar a compreensão sobre a história natural da doença e o impacto do uso ou não das tecnologias na prática clínica. Acesse aqui o formulário de inscrição.  


Envie sua opinião