Brasília, urgente

Plenário do Senado pode votar indicações à diretoria da ANS nesta quarta-feira

O Plenário do Senado Federal pode votar nesta quarta-feira (15), as quatro indicações do Poder Executivo para vagas na diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os nomes foram aprovados pela Comissão de Assuntos Sociais no dia 1º de dezembro, e foram relatadas pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Dessa forma, os senadores podem votar o nome de Eliane Aparecida de Castro Medeiros. Ela vai ocupar a vaga de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, que assumiu a função de diretor-presidente da ANS. Eliane Medeiros é formada em direito, com especialização em políticas públicas. É aposentada da Defensoria Pública de Minas Gerais e, no momento, é vice-presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos no estado. De 2012 a 2013, foi assistente jurídica da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana do governo de Minas Gerais.

Também pode ser deliberada a indicação do médico cardiologista e geriatra Francisco Antonio Barreira de Araujo. Ele poderá assumir a vaga decorrente do término do mandato de Rogério Scarabel Barbosa. Ele foi diretor do departamento médico e de saúde do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Desde 1975, é médico do Instituto de Assistência aos Servidores no Estado do Rio de Janeiro. É também membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Os senadores também devem votar o nome de Maurício Nunes da Silva, indicado para a vaga decorrente do término do mandato de Rodrigo Rodrigues de Aguiar. Formado em administração, com especialização em finanças públicas e mestrado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Silva é servidor público da ANS desde 2007, onde ocupa atualmente o cargo de diretor-substituto de Fiscalização. Antes foi diretor-adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da agência.

Outra indicação que deve ser votada é a de Alexandre Fioranelli, indicado para assumir a vaga de Simone Sanches Freire. O médico tem doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde desde 2008 é professor e coordenador de cirurgia vascular. Além disso, é coordenador do curso de Cirurgia Endovascular do Hospital Israelita Albert Einstein e chefe de equipe no Hospital Rede D’Or.

Documentos:
 Mensagem 80/2021
– Mensagem 81/2021
– Mensagem 82/2021
– Mensagem 83/2021


Envie sua opinião