Brasília, urgente

‘Primeira vacina brasileira para Covid-19 estará disponível para entrar no calendário em 2024’, diz pesquisador

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para que a vacina contra a Covid-19 RNA MCTI CIMATEC HDT, desenvolvida na Bahia, avance para a penúltima fase dos testes clínicos, informou o jornal o Globo. Para o infectologista e pesquisador-chefe do Senai Cimatec, Roberto Badaró, que lidera a pesquisa do imunizante, a expectativa é que os estudos terminem até o final do ano que vem.

Com isso, caso os resultados sejam positivos, a aplicação estará pronta para ser avaliada pela agência reguladora e incorporada na campanha de vacinação do país em 2024. — Nós vamos começar a fase 2 dos testes no final de outubro. A inclusão dos participantes deve levar no máximo 2 meses, e a etapa deve ser concluída em 4 a 5 meses. Então daremos início à fase 3, que estaremos com ela também concluída até o final de 2023. Em 2024, a vacina já estará disponível para entrar num calendário vacinal que pode ser elaborado pelo Ministério da Saúde para aplicação como reforços — diz Badaró ao GLOBO.

A vacina foi desenvolvida pelo centro baiano Senai Cimatec, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a empresa HDT Bio Corp, dos Estados Unidos, e da farmacêutica Gennova Biopharmaceuticals, na Índia. A fase 1 dos estudos, que teve início em janeiro deste ano, atestou a segurança. Agora, na segunda fase, será avaliada a imunogenicidade – a capacidade de estimular o sistema imunológico do indivíduo e induzir a produção de anticorpos e células de defesa. Na etapa que começará ainda neste mês, os testes serão randomizados e duplo cego, ou seja, metade dos voluntários receberá a RNA MCTI CIMATEC HDT, e os demais, o imunizante da Pfizer. Ao fim, os resultados de ambos os grupos serão analisados para comparar a produção de anticorpos pelas vacinas.

O estudo contará com 330 voluntários, homens e mulheres, de 18 a 65 anos. Badaró conta que essa fase dos ensaios clínicos será conduzida em São Paulo, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


Envie sua opinião