Brasília, urgente

Saiba quem é o engenheiro e servidor que assume a Saúde durante quarentena de Queiroga

Servidor público e engenheiro, Rodrigo Cruz assumiu provisoriamente o comando do Ministério da Saúde durante o período no qual o titular da pasta, Marcelo Queiroga, estiver isolado em Nova York —ele atualmente faz quarentena na cidade americana após ser diagnosticado com Covid-19.

Cruz é o secretário-executivo, ou seja, o “número dois” do ministério e foi nomeado para esta função em 30 de maio deste ano. Tido como discreto por gestores do SUS, Cruz entrou no serviço público federal em 2012, na função de analista de infraestrutura, exerceu cargos comissionados no governo Dilma Rousseff (PT) e se tornou nome de confiança do ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).

A indicação à Saúde foi de Tarcísio, que já havia recomendado seu auxiliar para a equipe de transição na pasta depois da saída do general Eduardo Pazuello. Cruz ganhou projeção no governo por coordenar uma operação para trazer 960 toneladas de máscaras, testes e insumos da China no início da pandemia, em 44 voos realizados a partir de abril do ano passado.

Segundo integrantes da Saúde, a principal tarefa do engenheiro na pasta é, sem causar tumulto, organizar a aquisição e entrega das vacinas para a campanha de imunização da Covid-19, destacou a Folha de S.Paulo. O ministro provisório da Saúde é mestre e doutor em engenharia de transportes pela UnB, mesma universidade em que completou, em 2005, a graduação de engenheiro civil e ambiental. Ele também se formou em direito pelo Uniceub em 2007.


Envie sua opinião