Brasília, urgente

Solenidade na Câmara dos Deputados abre a campanha Outubro Rosa

Com uma solenidade realizada no fim da tarde desta segunda-feira (10) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o Congresso Nacional lançou a campanha do Outubro Rosa. A campanha, que celebra anualmente a luta do Legislativo contra o câncer de mama, é organizada pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Liderança da Bancada Feminina do Senado, além da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Joana Jeker, presidente da Recomeçar, disse que o câncer de mama tem até 95% de chance de cura se houver a chance de tratamento em tempo oportuno. Também disse que está em cartaz no Espaço Senado-Galeria, a exposição Amor, I Love You, para fortalecer a agenda do câncer no Congresso Nacional.

Danielle Calazans, presidente em exercício da Caixa Econômica Federal, informou existir o “Caixa para Elas”, apresentando espaços exclusivos para o atendimento de mulheres em diversas agências da Caixa Econômica. Em parceria com o Ministério da Saúde no mês de outubro, também será divulgado sobre como as mulheres podem se tratar e se cuidar.

Gabriel Morás, coordenador institucional da Femama, informou do desafio de compartilhar a informação e incentivar o diagnóstico precoce, pois mais de 80% dos diagnósticos são de casos avançados. O coordenador pediu votos a favor do Projeto de Lei 265/2020, que inclui testes genéticos e genômicos no SUS.

Helena Esteves, coordenadora de advocacy do Instituo Oncoguia, deixou perguntas com a intenção de inspirar a criação de políticas públicas: “até quando a gente vai seguir sem ter exames e médicos disponíveis para as mulheres que precisam?”, “até quando a gente vai seguir sem acesso à biópsia em 30 dias?”, “até quando a gente vai demorar mais de 60 dias para o início do tratamento?” e “até quando a gente vai seguir sem oferecer o tratamento mais efetivo para as pacientes do SUS?”.

Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon, informou que a pandemia prejudicou o rastreamento mamográfico.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Brasil tem uma das maiores políticas públicas de enfrentamento da doença no mundo. Ele disse que o governo tem encarado o combate ao câncer de mama como prioridade e defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Queiroga ainda lembrou que a Constituição garante a saúde como um direito fundamental.

A procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), deu seu depoimento sobre já ter sobrevivido a cinco tipos de câncer. Ela citou a Lei, de sua autoria, que cria o Programa de Nacional de Navegação de Paciente para pessoas com neoplasia maligna de mama e pediu ajuda do Ministro da Saúde para salvar a vida de muitas mulheres.

Os deputados Hiran Gonçalves (PP-RR), Welinton Prado (Pros-MG) e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) também acompanharam o lançamento do Outubro Rosa.


Envie sua opinião