Destaques da Semana (9/1 a 13/1)
As atenções em Brasília esta semana estão voltadas aos desdobramentos dos atos deste domingo (8) que culminaram nas invasões do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
No Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou extraordinariamente os parlamentares para apreciar o decreto de intervenção federal no Distrito Federal, na área de segurança, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo. O ato convocatório do presidente do Congresso, suspende, por tempo indeterminado, o recesso parlamentar, que teve início em 23 de dezembro e terminaria em 1º de fevereiro. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal foram protocolados pedidos de CPI para investigar os atos do domingo.
Pela manhã, os presidentes dos Três Poderes divulgaram nota assinada em conjunto repudiando os atos. O documento é assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital do Rêgo, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e pela presidente Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. Às 18h, está agendada reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores.
SAÚDE
Na quarta-feira (11), das 14h30 às 5h30, a Anvisa realizará audiência pública com o objetivo de obter subsídios e informações adicionais sobre uma proposta de minuta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), sobre os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de laboratórios clínicos, laboratórios de anatomia patológica e outros serviços que executam atividades relacionadas a exames de análises clínicas (EACs).