ACIDENTES COM FOGOS DE ARTIFÍCIO PODEM CAUSAR AMPUTAÇÕES - AMB

ACIDENTES COM FOGOS DE ARTIFÍCIO PODEM CAUSAR AMPUTAÇÕES

A utilização incorreta de fogos de artifício pode resultar desde queimaduras em todos os graus, princípios de incêndio e até a amputação de parte de um membro do corpo, principalmente dos dedos e das mãos.
No período das festas populares, esses acidentes são frequentes e causam afastamento do trabalho e graves sequelas, piorando a qualidade de vida e trazendo muito sofrimento para o acidentado.
Há riscos no manuseio incorreto, no reaproveitamento e manipulação caseira dos fogos e acidentes com danos irreversíveis e também pode levar à morte.
Em casos de amputação, procure rapidamente um centro de atendimento especializado.
Faça a compressão do local com força, com um pano limpo para conter o sangue.
Enrole a parte amputada em um pano limpo, coloque-a em um pacote plástico bem fechado e, sem seguida, ponha o pacote dentro de outra sacola com gelo.
Nunca coloque a parte amputada diretamente no gelo, é necessário apenas refrigerá-la. O reimplante é possível mas vai depender principalmente do tipo de corte e do tempo decorrido do acidente até o recebimento do socorro adequado.
Evite acidentes com fogos de artifício!
Faça o uso seguro e mantenham as crianças longe de fogos de artifício.
Essa é uma campanha conjunta do Conselho Federal de Medicina – CFM, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, com o apoio do Ministério da Saúde e Associação Médica Brasileira.

Compartilhar em: