AMB E CBO SE REÚNEM COM DEPUTADO HIRAN GONÇALVES

Aconteceu hoje, 13, em Brasília (DF), uma reunião entre a Associação Médica Brasileira, Conselho Brasileiro de Oftalmologia e o Deputado Federal Hiran Gonçalves. Na pauta, assuntos importantes para o setor como o futuro da FPMed – Frente Parlamentar da Medicina e a Carreira de Médico de Estado.

Participaram da reunião o Deputado Hiran Gonçalves, o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Ferreira, a diretora acadêmica da AMB, Maria José Martins Maldonado, a diretora de assuntos parlamentares, Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti e o presidente do CBO, José Augusto Alves Ottaiano.

“A carreira de médico de Estado é uma reivindicação histórica da AMB e das demais entidades médicas. Consideramos como fator primordial e estratégico de estímulo à migração e à fixação do médico em áreas de difícil acesso. Não precisamos de médicos importados, precisamos de carreira médica de Estado e de condições de trabalho nas mais diversas localidades”, disse o presidente da AMB, Lincoln Ferreira.

O Brasil ainda sofre com grande desigualdade na distribuição de médicos entre regiões, estados, capitais e municípios do interior. O principal fator é porque não existe uma carreira de médico de Estado no Brasil, que permita ao profissional se deslocar para regiões mais afastadas com suas famílias, garantindo piso salarial fixado por lei, garantia de recebimento, estabilidade, contratações adequadas, condições dignas de trabalho, qualificação continuada entre outros.

A AMB trabalha para que a classe médica tenha cada vez mais voz nas instâncias de tomada de decisão do poder público por isso, outro tema de destaque no encontro de hoje foi a Frente Parlamentar da Medicina. “É no Congresso que são decididas as principais questões de interesse dos médicos, da Medicina e da Saúde, por isso é fundamental uma organização de grupo de parlamentares que estejam cientes das demandas e comprometidos com elas”, afirmou a diretora de assuntos parlamentares da AMB, Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti.

Compartilhar em: