AMB E ENTIDADES MÉDICAS DEBATEM A TABELA SUS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Confederação Nacional de Saúde (CNS), e Sociedades de Especialidade filiadas à AMB, participaram, nesta terça-feira (11), da reunião técnica do Grupo de Trabalho da Tabela SUS, que tem por objetivo o  aperfeiçoamento e modernização da Tabela SUS, que está desatualizada há mais de 10 anos.

O coordenador do grupo, deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ), explicou que, além de atualizar os valores, o Grupo de Trabalho também buscará reduzir o rol de procedimentos com o objetivo de diminuir o número de códigos que devem ser colocados no sistema para procedimentos realizados em conjunto.

José Luiz Dantas Mestrinho, Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da AMB, que representou o presidente Lincoln Ferreira na reunião, falou da possibilidade da utilização da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para atualização da Tabela SUS.

“A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) é elaborada de acordo com as necessidades de atendimento a pacientes em cada especialidade médica, com os procedimentos médicos reconhecidos cientificamente. A CBHPM é dinâmica pois é atualizada, revisada, e aprovada, constantemente, pela Câmara Técnica Permanente da CBHPM” explicou o vice-presidente da Região Centro-Oeste da AMB.

Além da AMB, participam da Câmara Técnica Permanente da CBHPM, o Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), os representantes das Operadoras, da ANS, da CONITEC, e Defesa do Consumidor por meio da IDEC.

Representantes das demais entidades médicas presentes aceitaram a sugestão a proposta do uso da CBHPM como referência para a tabela SUS. A deputada Silvia Cristina (PDT-RO), relatora do Grupo de Trabalho, explicou que o grupo já está trabalhando há dois meses na atualização da Tabela SUS e espera entregar ainda este ano o relatório.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

#AMB   #AMBTabelaSUS  #GrupodeTrabalhoTabelaSUSAMB   #TabelaSUSAMB  #TabelaSUSAMBCBHPM

Compartilhar em: