AMB reage à falta de insumos para cirurgia cardíaca - AMB

AMB reage à falta de insumos para cirurgia cardíaca

Antes de ser revogado, após trabalho de convencimento político da Associação Médica Brasileira, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado de São Paulo criou dificuldades para a logística de entrega dos insumos de cirurgia cardíaca. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) chegou até a comunicar alguns problemas de abastecimento para a AMB, além de notificar o Ministério da Saúde e outros órgãos.

         A partir daí, a Associação Médica Brasileira iniciou mapeamento da situação por todo o país, para identificar os principais afetados. Com apoio da Federada de São Paulo, foi constatada pontual falta de insumos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e até mesmo em São Paulo, enquanto em Minas Gerais era constante.

A AMB inclusive protocolou queixas a respeito de problemas de estoques de insumos aos governadores e secretários da Saúde dos estados de Minas Gerais/Goiás e ao Ministro da Saúde.

         Houve audiência com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, e posteriormente reunião virtual com o secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, da qual participaram o presidente César Eduardo Fernandes, o diretor de Defesa Profissional, José Fernando Macedo, além de Marun David Cury, do comitê de Defesa Profissional AMB.

“Foi uma ação relevante no sentido de regularizar o mais breve o abastecimento de insumos para a área médica e aos hospitais filantrópicos. São Paulo revogou o aumento do ICMS em produtos hospitalares. Uma vitória da AMB e dos médicos”, comenta José Fernando.