ALBERTO ARAÚJO PARTICIPA DE LIVE DO INCA SOBRE WEBSÉRIE “COMO PARAR DE FUMAR”

O presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB, Alberto Araújo, participou nesta sexta-feira (13/11) de uma live do Instituto Nacional de Câncer (INCA) sobre a websérie “Como Parar de Fumar”. Alberto destacou que a websérie está sendo lançada em um momento propício.

“Estamos vivendo uma pandemia que exige cuidados redobrados com as questões relacionadas à saúde. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Portanto, o tabagismo é um fator de risco para a COVID-19. Devido a um comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença”, destaca.

No Brasil, 9,8% da população das capitais se declara fumante. O dado é do estudo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O índice mostra que no País há mais de 20 milhões fumantes.

“Com o material estamos conseguindo falar de um assunto muito sério de uma maneira mais leve e lúdica. O objetivo é criar um envolvimento estimulando o interesse das pessoas”, explica a chefe substituta da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, Vera Borges. “Tabagismo é uma dependência química grave, que compromete o poder de escolha entre parar e continuar fumando”, alerta Vera.

A websérie é resultado de uma parceria entre o INCA, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Compartilhar em: