DIRETOR DA AMB ASSUME A PRESIDÊNCIA DA WORLD MEDICAL ASSOCIATION (WMA)

 

Miguel Jorge, logo após a eleição.

O médico psiquiatra brasileiro, Miguel Roberto Jorge, foi eleito para presidir a Associação Médica Mundial (WMA- World Medical Association), um ano como Presidente-Eleito, um ano como Presidente (outubro de 2019 a outubro de 2020) e um ano como Ex-Presidente Imediato.

A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Anual da WMA, realizada neste sábado (06/10) na cidade de Reykjavik, na Islândia. Miguel Jorge é atualmente 1º Tesoureiro da AMB e Presidente do Comitê de Assuntos Médico-Sociais da Associação Médica Mundial e no momento da eleição estava acompanhado pelos colegas de diretoria da AMB: Lincoln Lopes Ferreira, presidente; Eduardo Nagib Gaui, diretor de Relações Internacionais e José Luiz Bonamigo Filho, 2º. Tesoureiro, que também participaram da Conferência de Ética

Miguel Jorge apresentando sua candidatura à presidência da WMA.

Médica e da Assembleia Geral Anual da Associação Médica Mundial (WMA). Ainda compuseram a delegaçao do Brasil,
Nivio Lemos Moreira Junior, representante do Junior Doctors,  Jeancarlo Fernandes Cavalcante, representando o CFM e Florentino Cardoso, presidente da CONFEMEL.

Miguel Jorge falou da importância do cargo. “O maior desafio na área da saúde é melhorar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, o que inclui melhorar as condições de trabalho do médico. Sinto-me profundamente honrado e extremamente comprometido com a imensa responsabilidade que esta posição representa. Estou grato aos colegas por terem me concedido tal privilégio de poder representar mais de 10 milhões de médicos, reunidos nas 114 associações médicas nacionais de diferentes países do mundo que são membros da WMA”, declarou Miguel Jorge.

“O Miguel Jorge é um profissional extraordinário, além de um gestor extremamente competente e experiente, com extensa atividade associativa tanto no Brasil como no Exterior. Tem profundo entendimento das problemáticas mundiais e brasileiras que afligem a saúde e as questões profissionais dos médicos. Tenho certeza de que será um grande presidente da WMA, sempre trabalhando e defendendo a importância da atuação dos médicos na atenção à saúde da população mundial. Terá sempre nosso apoio na AMB”, declarou o presidente da AMB que acredita que entidade não poderia estar melhor representada.

Eduardo e Lincoln durante a assembleia da WMA

O Diretor de Relações Internacionais da AMB, Eduardo Nagib Gaui, também ressaltou a experiência de Miguel Jorge. “ O Miguel já foi Diretor da Associação Mundial de Psiquiatria e Diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Brasileira, além de membro do Painel da Especialistas em Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial da Saúde. Tenho certeza de que toda essa experiência internacional será de grande valor e muito bem utilizada agora na presidência da WMA”.

Para Bonamigo  “a eleição do Professor Miguel Jorge é um reconhecimento ao trabalho diligente no Comitê de Assuntos Médico-Sociais e como membro do Conselho da WMA. Também é um reconhecimento do protagonismo da Associação Médica Brasileira nas atividades da Associação Médica Mundial. Estamos muito orgulhosos por essa conquista!”

Saiba mais sobre Miguel Roberto Jorge

Nasceu em 25 de dezembro de 1950 em Catanduva-SP e formou-se em Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM) em 1976, instituição onde também cursou a Residência Médica em Psiquiatria e obteve os títulos de Mestre e Doutor em psicofarmacologia.

Fez pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Pittsburgh (EUA), onde obteve em 1996 o título de Livre-Docência em Psiquiatria Clínica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Miguel Jorge é Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP desde 1986, onde tem desenvolvido inúmeras atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Ocupou diversos cargos na instituição e é atualmente o Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade.

Além de manter atividade clínica profissional privada como psiquiatra e psicoterapeuta, Dr. Miguel Jorge tem extensa atividade associativa tanto no Brasil como no Exterior.

Cargos ocupados por ele:
•Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (1998-2001);
•Diretor da Associação Mundial de Psiquiatria (2005-2011);
•Diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Brasileira (2008-2014);
•Membro do Painel da Especialistas em Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial da Saúde desde 1994;
•Presidente do Comitê de Assuntos Médico-Sociais (2017-2018);
•1º Tesoureiro da Associação Médica Brasileira, sendo seu representante no Conselho da Associação Médica Mundial, onde foi eleito membro do Comitê Executivo e agora presidente da WMA.

Compartilhar em: