EM REUNIÃO DE COMISSÃO DA CÂMARA, AMB APRESENTA A DADOS DA FALTA DE EPIs

O vice-presidente da AMB, Diogo Leite Sampaio, participou na manhã desta quarta-feira (29) da reunião técnica da Comissão de Ações Preventivas Coronavírus no Brasil, da Câmara dos Deputados. A pauta do dia foi a “Situação dos Equipamentos de Proteção Individual no Brasil”.

Diogo teve a oportunidade de expor aos parlamentares a problemática enfrentada por médicos e demais profissionais de saúde no combate à Covid-19. “A falta de EPI não só ocasiona a doença nos profissionais de saúde, como também pode gerar um colapso no sistema. O médico contaminado passa a ser um vetor de transmissão”, disse.

A AMB criou um canal para denúncias sobre falta de EPI e, desde o dia 19 de março, são mais de 3.300 relatos. Diogo apresentou as estatísticas destas denúncias durante sua participação. Sobre as queixas, a AMB recebeu retorno do Ministério Público do Trabalho em diversos estados, bem como de secretarias de saúde, informando que as denúncias enviadas pela AMB aos órgãos estão sendo apuradas e em alguns casos os locais estão sendo fiscalizados e/ou autuados.

Em abril, a AMB também divulgou o documento “Diretrizes AMB: Covid-19” com recomendações isentas, transparentes e baseadas em evidências científicas para procedimentos relacionados ao novo coronavírus. O material está disponível e é atualizado à medida que novas pesquisas e orientações surgem.

No site amb.org.br/epi você pode denunciar de forma anônima a falta de EPI para o enfrentamento à Covid-19. Se você não está recebendo todos os equipamentos, denuncie.

Veja a reunião na íntegra em: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/59582.

#AMB #Saúde #Medicina #Coronavírus #Covid-19 #Covid19 #CâmaradosDeputados #EPI

Compartilhar em: