SAÚDE MENTAL DE MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA É TEMA DE LIVRO LANÇADO ESTE MÊS EM FORTALEZA E SÃO PAULO

 

 

“O médico e o estudante de Medicina: quando eles precisam de ajuda” livro escrito pelos médicos João Brainer Clares de Andrade e José Jackson Coelho Sampaio, será apresentada pelos autores em eventos realizados, às 19h, nos auditórios do Sindicato dos Médicos (dia 10/08), em Fortaleza, e da Associação Médica Brasileira (AMB), no dia 17/08, em São Paulo.

Sobre a obra

Durante cinco anos, os autores conduziram estudos observacionais em todas as escolas médicas cearenses, com extensa pesquisa sobre os danos que o curso de Medicina traz à saúde mental de estudantes e médicos. Também desenvolveram diálogos entre autores de diversos países, aproximando os resultados da realidade da formação e atuação médica brasileira.

 

“Fizemos questão de trazer as bases da formação médica, as características de currículo e organização da escola médica e do mercado de atuação do médico. No final, apresentamos a pesquisa que originou o livro. Mostramos como a literatura se aplica à prática cearense”, destaca João Brainer, neurologista autor de cinco livros e com diversas publicações de artigos em jornais, sites de Conselhos de Medicina e da área médica. Ele conta que seu orientador, professor José Jackson, psiquiatra e atual reitor da UECE, o instigou a conduzir a revisão de literatura “sempre baseado nas experiências e constatações do dia a dia como estudante de Medicina”.

 

 

Compartilhar em: