Associação Bahiana de Medicina

Posse festiva da ABM lota entidade e emociona os presentes

Publicada no dia 03/11/2014 às 10h53

A calorosa e emocionante posse festiva da ABM, recheada de música entoada por teclado e flauta, foi aberta na noite de quinta-feira (30), na sede da entidade, com o tocante Hino Nacional. Em seguida, o então Presidente, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, fez a entrega do título de mérito funcional aos funcionários Paulo Roberto Vasconcelos e Sebastião Oliveira Ataíde. O Presidente invocou as palavras do escritor Antoine de Saint-Exupéry para abrir a solenidade, explicou sua trajetória antes e durante a ABM, especialmente quando exerceu com muito amor a função de professor universitário, e citou os desafios da próxima gestão.

“Não poderia deixar de citar o enfraquecimento das entidades médicas com as sociedades de especialidades. Perdemos receita e força de congregação. Perdeu força o movimento médico. Algo deve ser feito em nível nacional para recuperar a associatividade de uma categoria tão atingida pelo governo federal. Agora, como diretor da AMB, vou defender essa bandeira”, pontuou Vieira Lopes. Destacou ainda a vitória na justiça que a ABM obteve com a transferência de propriedade do Clube dos Médicos e a união das entidades médicas congregadas pelo Cosemba. “Participamos juntos de lutas memoráveis”. Ao final de sua fala, homenageou os funcionários e colaboradores da ABM.

Em seguida foi feita homenagem pela Diretora Dra. Claudia Galvão ao então Presidente. Ela falou, em lindas palavras, sobre a importância de Vieira Lopes para sua vida e para a ABM. Em seguida, Dr. Robson Moura recebeu o título de presidente da ABM pelo Conselho Superior da ABM e o emblema da Associação, antes usado por Vieira Lopes. Foi feita a leitura dos nomes da nova diretoria.

Dr. Robson Moura citou, entre outras, metas para a gestão que se inicia, como a repaginação do site, com área específica para o associado; manutenção do alto padrão da revista; parcerias entre as Diretorias Acadêmicas das Faculdades de Medicina e a ABM; trazer o alunado de Medicina para a entidade; e manter os mutirões de saúde. Também defendeu mais recursos para o SUS e o combate à corrupção. Ao final, fez emocionados agradecimentos à família e a todos que contribuíram para a sua trajetória.

Para o Presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, Vieira Lopes vai deixar grande marca no movimento médico. Dr. Abelardo Meneses, presidente do Cremeb, lembrou que a gestão dinamizou, modernizou a entidade. “Ele esteve na linha de frente de muitos movimentos, continuamos com seu exemplo”, completou. Ao final, fez um apelo para que os médicos façam uma oposição racional ao governo federal. O Chefe de Gabinete da Sesab, Dr. Paulo Barbosa, enfatizou que a ABM cumpriu sua missão, ajudando a construir diálogo com a Sesab.

Compuseram a Mesa Alta da Solenidade o então Presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, o atual Presidente, Dr. Robson Moura, o Chefe de Gabinete da Sesab, representando o Governo da Bahia, Dr. Paulo Barbosa, o Presidente do Cremeb, Dr. Abelardo Garcia de Meneses, o representante da Bahia no Conselho Federal de Medicina, Dr. Jecé Brandão, o promotor de Justiça Dr. Rogerio Queiroz, o Presidente do Sindimed e do Cosemba, Dr. Francisco Magalhães, o Presidente da Academia de Medicina da Bahia, Dr. Almério Machado, e, representando todos os ex-Presidentes da ABM, Dr. Altamirando Santana. Prestigiaram a solenidade, entre outros, a vereadora eleita deputada estadual Fabíola Mansur, Dra. Itana Viana, representando a OAB-BA, o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia, Dr. Marcos Sampaio,  e o representante da Bahia no Conselho Federal de Odontologia, Dr. Mario Dourado. Ao final da solenidade, os presentes participaram de um coquetel de confraternização.

Compartilhar em: