Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal (CCR)

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), com o apoio da AMB, promove em março, em todo o território nacional, a CAMPANHA MARÇO AZUL com objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoces contra o câncer colorretal (CCR) por meio da prevenção primária e secundária. Este tipo de câncer atinge o intestino grosso ou o reto, além de ser um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.
No País, estima-se o surgimento de 20.540 casos novos de CCR em homens e de outros 20.470 em mulheres. O CCR é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e homens no Brasil, excluindo-se os casos de tumores de pele. Um ponto extremamente relevante na sobrevida do paciente é o estágio no qual a doença se encontra no momento do diagnóstico, visto que, em fases mais avançadas, acarreta pior prognóstico e maiores custos relacionados a procedimentos, tais como cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
 
O ano de 2021 marca a primeira vez que a campanha será promovida em nível nacional e contará com importantes parceiros institucionais, que se juntarão à Sobed para levar à população orientações sobre a importância de procurar os serviços de saúde regularmente para fazer exames preventivos. A campanha pretende ainda fortalecer a presença do tema, bem como o apoio dos parceiros, nas redes sociais e na imprensa de todo o País.

A campanha Março Azul conta com o apoio da SOBED, Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras nove sociedades de especialidades médicas: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).