COLÓQUIO FBAM/APMED PROMOVE DEBATES SOBRE ATUAL CENÁRIO DA MEDICINA

Entidades médicas e de ensino na área da saúde se reuniram no III Colóquio da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) e Academia Paraibana de Medicina (APMED) para debaterem o atual cenário da medicina no País. O evento foi realizado entre 3 e 5 de outubro, no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.

O presidente da AMB, Lincoln Ferreira, que foi um dos palestrantes, abordou a situação atual e perspectivas da saúde brasileira. “Só será possível vencermos os desafios na assistência primária a saúde no País com a efetivação da carreira médica de Estado. Além disso, a revalidação de diplomas tem que ser tratada com ética e seriedade para garantir atendimento médico de qualidade para a população”, destacou.

Na programação houve, ainda, debates sobre a tecnologia na medicina, pesquisa e o ensino médico, com panoramas e cenários da graduação e pós-graduação no Brasil ao longo do tempo. Também foram discutidos temas relacionados à saúde mental dos médicos e dos estudantes de medicina.

“A área da saúde evolui de forma rápida, com novos métodos, tecnologias, diagnósticos, tratamentos e medicamentos. O colóquio proporcionou uma oportunidade para a classe médica dissertar sobre as novidades do segmento, casos clínicos e trocar experiências com outros colegas que têm interesses em comum. Isso é valioso para a vida profissional”, destaca José Roberto Baratella, presidente da FBAM, que também é membro da Comissão de Ensino Médico e Pós-Graduação da AMB.

Compartilhar em: