Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão alerta sobre prevenção e perigos e de traumas nas mãos de crianças

Todos os anos são registradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas de acidentes domésticos, segundo o Ministério da Saúde.

Há diversos tipos de acidentes infantis e a incidência maior ou menor de uma determinado tipo está relacionada a faixa etária e o desenvolvimento motor da criança.  Mãos e punhos são os membros mais suscetíveis a traumas pois são estas partes do corpo que a criança mais utiliza.

De 1 a 3 anos, por exemplo, quedas e esmagamentos são mais comuns pois nesta idade, as crianças já abrem portas e gavetas, escalam móveis, correm e não tem nenhuma consciência do perigo. “Crianças são impulsivas e agem sem medir consequências, os pais devem ficar atentos, pois uma pequena distração pode causar traumatismos, como um grave ferimento na mão”, afirma Giana Giostri, presidente do 35 Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão.

Segundo os especialistas, a cozinha é o lugar mais perigoso da casa. Há diversos vilões domésticos neste local como facas, tesouras e objetos pontiagudos. “Além da cozinha, janelas e portas também são locais de perigosos. É importante que se instale fixadores presos à parede ou pesos de porta para evitar que estas batam e prendam a mão das crianças”, explica Giostri.

Para discutir estes problemas e apontar soluções, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão organiza todo os anos um Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão.  A 35ª edição acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, no Paraná.

No congresso, os mais importantes especialistas de cirurgia de mão vão compor mesas redondas e palestras e poderão trocar experiências sobre seus casos com o participantes.  O evento é uma oportunidade para alertar a população sobre os riscos dos traumas de mãos e como previni-los.

Informações gerais:

35º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão

Data: de 19 a 21 de março

Local: Bourbon Cataratas – Foz do Iguaçu/ PR

Confira a programação: http://www.mao2015.com.br/grade-19-03.php

Compartilhar em: