DEZEMBRO LARANJA TRAZ ATENDIMENTOS E CONSCIENTIZAÇÃO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

O Dezembro Laranja, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 2014, tem o objetivo de estimular a população se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pele, o mais incidente no Brasil.

O tema da campanha esse ano é “Se exponha, mas não se queime”, trocadilho usado entre exposição solar e nas redes sociais, com a intenção de atrair mais público para essa importante ação. Dentre as ações da SBD para 2018 estão a iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques, com distribuição de filtro solar e exames preventivos gratuitos.

No último sábado, cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários se uniram num mutirão de exames preventivos e conscientização sobre a doença, na qual atenderam de forma gratuita nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Em relação à última estimativa (2016/2017) do Instituo Nacional do Câncer (Inca), esse ano a doença acometerá mais homens (85.170) do que mulheres (80.410). Além disso, o câncer de pele acomete 30% de todos os tumores malignos do Brasil e que a estimativa de câncer da pele não melanoma é de 165.580 novos casos.

A Associação Médica Brasileira veste laranja no mês de dezembro, mudando a cor de seu logo nas redes sociais, em sintonia com a ação da SBD.

Foto: Divulgação da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Compartilhar em: