Diretor da AMB é eleito coordenador do Comitê de Assuntos Médicos Sociais da WMA

Miguel Roberto Jorge assume o posto até 2016, com o desafio de colocar na agenda discussões e assuntos que envolvam pacientes e médicos dos países emergentes, inclusive o Brasil

A Associação Médica Mundial (World Medical Association – WMA) elegeu nesta quinta-feira, dia 16 de abril, durante a 200ª Reunião do Conselho da entidade, em Oslo, Noruega, o novo coordenador do Comitê de Assuntos Médicos Sociais. Quem assume o posto é o psiquiatra Dr. Miguel Roberto Jorge, atual 2º tesoureiro da AMB (Associação Médica Brasileira) e que também já atuou na entidade como diretor de Relações Internacionais, durante a gestão 2011-2014. Jorge será coordenador na WMA até 2016, após ser eleito com ampla maioria dos votos dos membros do comitê.

Dr. Miguel Roberto Jorge

Dos três comitês da WMA, o de Assuntos Médicos Sociais é o que tem a principal agenda, justamente por participar diretamente de assuntos e questões que envolvam pacientes e os trabalhos e direitos dos médicos e demais profissionais da medicina, como, por exemplo, saúde pública, sistemas de saúde e estrutura para o exercício da medicina.

De acordo com o Dr. Jorge, além dos assuntos comuns da medicina mundial, na sua gestão, o comitê também passará a discutir mais as problemáticas e soluções apresentadas pelos países em desenvolvimento, o que inclui o Brasil. “Esta eleição é representativa para mostrar o respeito que os membros do conselho têm pela AMB. Dessa forma, acredito que um dos nossos principais desafios é ampliar esse reconhecimento à medicina brasileira, da América Latina e de países emergentes para colocarmos mais em discussão assuntos que envolvam não só a medicina em países de primeiro mundo, mas também as nossas questões e nossos problemas específicos”, comenta.

Já empossado, Jorge teve na pauta do seu primeiro dia como coordenador do Comitê de Assuntos Médicos Sociais, temas como violência contra mulheres e crianças, saúde móvel, proposta de declaração da WMA na prestação de apoio de saúde às crianças de rua, entre outros assuntos.

Para o presidente da AMB, Dr. Florentino Cardoso, a notícia foi recebida com satisfação e entusiasmo. “A AMB ficou muito feliz com a eleição do Dr. Miguel Jorge. Isso mostra o quão reconhecida é a entidade no cenário mundial, como legítima representante do movimento associativo brasileiro, fazendo com que tenhamos ainda mais espaço nos diferentes fóruns que falam sobre saúde, medicina e o médico”.

Sobre a WMA

Fundada em 1947, a WMA é uma organização internacional que representa os médicos de todo o mundo. A entidade tem como missão servir a humanidade na tentativa de estabelecer os mais altos padrões em educação, ciência, arte e ética médicas, além da assistência de qualidade a todos os cidadãos. Atualmente, são 111 países membros da associação.

 

Compartilhar em: