ENCONTRO ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS E PORTUGUESES DEBATE BIOÉTICA EM SC

A ética na medicina esteve na pauta de discussões da AMB nesta quinta-feira (14). O presidente da entidade Lincoln Ferreira participou, em Florianópolis (SC), do II Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, com o tema “Integridade e aprimoramento moral na pesquisa biomédica”. A diretora de assuntos parlamentares da AMB Débora Cavalcanti também esteve presente.

O evento, que ainda terá o segundo dia de palestras nesta sexta-feira (15), é promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e reúne pesquisadores brasileiros e portugueses, da Universidade do Porto. Temas como pesquisas em seres humanos no âmbito da genética médica, biomédica em animais, influência da indústria de fármacos e aprimoramento humano e moral estão sendo debatidos no encontro.

Lincoln Ferreira compôs a mesa na solenidade de abertura do encontro. Outros nomes importantes no segmento também estiveram presentes no evento, como Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do CFM; José Hiran da Silva Gallo, diretor e coordenador da Câmara Técnica de Bioética do CFM; Rui Nunes, diretor do Programa Doutoral em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Dirceu Greco, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; e Marcelo Neves Linhares – Presidente do CRM-SC.

O presidente da AMB destaca a oportunidade ímpar de debater questões relativas à bioética com pesquisadores renomados do Brasil e de Portugal. “Todos os dias, os desafios da atividade médica nos propõem novas discussões sobre bioética, que devem ser constantes e estar sempre atualizadas. Essa troca de informações com pesquisadores de outros países é extremamente importante para ampliarmos horizontes e trazermos novas perspectivas para o debate sobre o tema”, reforça.

Débora Cavalcanti reforça que “a Câmara Técnica de Bioética do CFM está de parabéns pela iniciativa, que contou com a presença de pesquisadores de referência no assunto, como os professores portugueses Paulo Maia e Cristina Nunes, além de vários outros nomes que têm muito a contribuir para a ampliação do debate sobre o assunto”.

A programação completa do II Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, que já está com as inscrições encerradas, pode ser consultada no site do CFM.

Fotos: Débora Cavalcanti

Compartilhar em: