Especialistas internacionais apresentam novas técnicas de oncoplastia - AMB

Especialistas internacionais apresentam novas técnicas de oncoplastia

Jornada Brasileira de Oncoplástica, promovida pela SBM, acontece de 10 a 12 de abril, em São Paulo

A cirurgia de reconstrução mamária é atualmente uma das maiores evoluções do tratamento do câncer de mama, porém menos de 10% das pacientes brasileiras submetidas à mastectomia têm acesso à ela, mesmo após o Governo ter sancionado a Lei nº 12.802, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgia reparadora em quem retirou a mama devido ao câncer. A maioria das mulheres vive mutilada há anos aguardando, seja por falta de informação, medo, vergonha ou autoestima baixa.

Uma das formas de diminuir as filas é ampliar o número de profissionais disponíveis e treinados para esse tipo de cirurgia. E é para atualizar e aprimorar novas técnicas que a Sociedade Brasileira de Mastologia promove, entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo, a Jornada Brasileira de Oncoplástica 2015 – Da Reconstrução à Reparação, que apresentará as mais recentes técnicas cirúrgicas e indicações, além de implicações e demonstrações de casos clínicos.

Mastologistas e cirurgiões de mama terão a oportunidade de acompanhar cirurgias ao vivo, assim como assistir aos importantes especialistas internacionais Richard Rainsbury, da Inglaterra; Eduardo Gonzalez, da Argentina; e Mario Rietjens, da Itália.

Os principais pontos que serão destacados no evento serão a utilização das membranas acellulares em reconstrução mamária; a redução das taxas de re-excisões após as cirurgias conservadoras oncológicas e oncoplásticas; a mastectomia preservadora de pele e de pele e mamilo: técnica para evitar complicações; a expansão mamária pós radioterapia; além da reconstrução mamária em sarcomas e reconstrução mamária em pacientes obesas.

O evento, que acontece no Hotel Bourbon Convention Center, em Moema, é voltado para mastologistas, oncologistas, cirurgiões de mama, residentes e estudantes. Dez vagas serão destinadas para acompanhamento presencial no centro cirúrgico com os médicos internacionais. Para se inscrever, basta enviar um email parasecretaria@sbmastologia.com.br ou pelo site da SBM (sbmastologia.com.br). Telefone para contato: (21) 2262-7306.