III CONFERÊNCIA NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA ACONTECE HOJE E AMANHÃ EM BRASÍLIA

Evento reúne lideranças das principais entidades médicas do Brasil para discutir e avaliar as propostas pré-aprovadas pela Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica (CEM) 

A III Conferência Nacional de Revisão do Código de Ética Médica acontece nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de agosto, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. Participam da conferência dirigentes do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos, Federação Médica Brasileira, Academia Nacional de Medicina, Federação Brasileira das Academias de Medicina, Associação Brasileira de Educação Médica e Associação Nacional dos Médicos Residentes.

Durante dois dias, as lideranças das entidades médicas vão analisar e discutir as mais de 1400 propostas de atualização do Código de Ética Médica (CEM), que foram pré-aprovadas pela Comissão Nacional de Revisão do CEM.

O Código de Ética Médica (CEM) existe para aprimorar o exercício da medicina, em benefício da sociedade. De tempos em tempos, o CEM necessita, assim como as leis de uma Constituição, de uma atualização e de revisões para adaptar-se às mudanças sociais e aos avanços científicos e tecnológicos. A última revisão do CEM aconteceu entre os anos de 2007 e 2009, de acordo com a Resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009.

“Na última década muitas transformações e mudanças aconteceram na nossa sociedade, nas relações sociais, na ciência e tecnologia e na medicina. Por isso, se faz necessária essa importante revisão. O Código de Ética Médica, CEM, é um importante instrumento que promove a segurança tanto do médico quanto do paciente na prática da medicina”, explica o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira.

A III Conferência Nacional de Ética Médica (CFM) que aprovará até amanhã o novo CEM, também fará o lançamento do Código de Ética do Estudante de Medicina.  Foram dois anos de trabalho onde médicos, estudantes de medicina e entidades médicas puderam participar ativamente.

“ O lançamento do Código de Ética Médica dos Estudantes de Medicina desperta nos jovens o preceito de exercer a profissão que abraçaram com mais respeito aos pacientes. Contribui para o exercício da Medicina de uma forma mais humana, digna e profissional, conforme almejamos “, conclui o presidente da AMB.

 

PROGRAMAÇÃO

 DIA 14.08.2018

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura

Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do Conselho Federal de Medicina
Dr. Lincoln Lopes Ferreira – Presidente da Associação Médica Brasileira
Dr. Jorge S. Darze – Presidente da Federação Nacional dos Médicos
Dr. Waldir Araújo Cardoso – Presidente da Federação Médica Brasileira
Dr. Jorge Alberto Costa e Silva – Presidente da Academia Nacional de Medicina
Dr. José Hamilton Maciel Silva – Presidente Federação Brasileira das Academias de Medicina
Dr. Sigisfredo Luis Brenelli – Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica
Dr. Juracy Barbosa – Presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes

 

9h40 – Lançamento do Código de Ética dos Estudantes de Medicina

Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Coordenador da Comissão para Elaboração do Código de Ética dos Estudantes de Medicina
Dr. Leonardo Sérvio Luz – Coordenador Adjunto da Comissão para Elaboração do Código de Ética dos Estudantes de Medicina

10h40 – PALESTRA: Ética Médica: Princípios e Virtudes.
Presidente: Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
Palestrante: Dr. Aníbal Gil Lopes

11h25 – Apresentação da dinâmica dos trabalhos de grupo

11h30 às 13h30 – Intervalo

13h30 às 17h00 – Trabalhos em grupo

17h00 às 18h00 – Plenária

 

DIA 15.08.2018

9h00 – Apresentação do Relatório final

10h00 às 13h00 – Plenária final

13h00 – Encerramento

Compartilhar em: