INICIATIVA CONSERTA RESPIRADORES DE HOSPITAIS PÚBLICOS

Um grupo formado por estudantes de universidades públicas brasileiras e profissionais da área da saúde e tecnologia se juntaram para lançar uma iniciativa que pode salvar vidas no combate ao coronavírus. Por meio do RESPIRA SOLUÇÕES os integrantes do projeto buscaram alternativas para o conserto e a manutenção de respiradores hospitalares de unidades de saúde públicas.

“Nos sensibilizamos com os problemas que estão sendo enfrentados em UTIs de hospitais. O projeto nasceu para que cada um, com sua expertise, contribua da sua forma na manutenção e aumento da infraestrutura vital para o enfrentamento da COVID19 no Brasil”, explica o cardiologista Bruno Pereira Valdigem, um dos idealizadores do projeto.

O projeto conecta quem precisa de respiradores hospitalares com aqueles que possuem equipamentos ou peças sucateadas para doar. Os aparelhos são restaurados em pontos de assistência coordenados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os defeitos apresentados são variados, como necessidade de limpeza, calibração, verificação de peças plásticas ressecadas, mangueiras, conexões e até mesmo a falta de bateria.

“No site há um espaço para atender quem possui um estoque de equipamentos subutilizados, quem queira prestar manutenção gratuita, ou até mesmo oferecer um serviço de fabricação de peças 3D para equipamentos médicos”, explica Bruno. Os centros de saúde que tiverem equipamentos precisando de manutenção também podem fazer a solicitação pelo site.

O vice-presidente da AMB, Diogo Sampaio, avalia que “iniciativas como esta, contribuem para que se supere estes momentos difíceis da pandemia. Parabéns pela solução apresentada pelo colega Bruno e todos que fazer parte do projeto”, avalia o vice-presidente da AMB, Diogo Sampaio.

Acesse http://respirasolucoes.com.br/  e conheça mais sobre a iniciativa.

Compartilhar em: