MANDETTA SERÁ NOVO MINISTRO DA SAÚDE

 

Lincoln Ferreira, presidente da AMB, esteve presente no anúncio do deputado e ortopedista Luiz Henrique Mandetta como futuro Ministro da Saúde, feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, na tarde desta terça-feira, 20/11, na sede do CCBB, em Brasília. A AMB sempre defendeu que à frente desse importante Ministério estivesse um médico com experiência e ciente dos problemas que afligem a saúde no Brasil e assim comemora o fato, juntamente com suas 27 Federadas e 54 Sociedades de Especialidade filiadas.

A busca de soluções à saúde dos brasileiros passa pela excelência da formação em medicina e pela melhoria nas condições de atendimento à população.

Assim, dentre outras questões, a comunidade médica espera a criação da Carreira de Médico de Estado para levar profissionais às regiões mais distantes e necessitadas do país. Asseguramos nosso apoio ao futuro ministro nas ações em defesa da melhoria da formação médica no Brasil, com diretrizes para a abertura de novas escolas, manutenção das existentes e o fechamento daquelas que não reunirem as condições para o ensino.

Da mesma forma, acreditamos que o Exame Nacional Obrigatório em Proficiência em Medicina será um desafio do titular da pasta para garantirmos melhor formação médica e um atendimento de qualidade para a população. O Projeto de Lei do Senado n° 165, de 2017, que institui o exame certificará que o médico que atender à população terá plenas condições para tal, independentemente de onde tenha se formado. Exames promovidos pelo CREMESP e pela AMRIGS tem demonstrado que um grande contingente não reúne condições mínimas para prestar esse atendimento.

Diversas são as pautas construídas pela AMB e demais entidades médicas na busca de soluções para os problemas que afetam a saúde dos brasileiros, a Medicina e o médico. A AMB acredita que com a nomeação haverá uma excelente interlocução com o ministério sobre estes temas.

Há muito a ser feito na busca pela melhora da qualidade do atendimento à saúde da população brasileira, e a AMB apoiará Mandetta, em sua gigante missão, colocando-se à disposição para contribuir no que for necessário para um exitoso mandato.

Compartilhar em: