NOTA DE FALECIMENTO – PROFESSOR JOSÉ PINUS 

A Associação Médica Brasileira (AMB) lamenta profunda e tristemente o falecimento do Dr. José Pinus, ocorrido neste sábado, 4 de novembro de 2017.

Fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, José Pinus dedicou-se à carreira universitária na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chegando a professor titular da disciplina de cirurgia pediátrica do Departamento de Cirurgia.

“Tenho certeza de que fará muita falta para a classe médica, para seus discípulos e para a família. Temos grande déficit de mestres como ele foi para tantos e tantos colegas. A cirurgia pediátrica perde. O ensino médico perde. Os pacientes perdem. Esperamos que os familiares encontrem conforto na longa trajetória de realizações e ensinamentos deixados pelo caríssimo professor José Pinus e na consciência de que ele deixou um legado para várias gerações de profissionais”, declarou Lincoln Ferreira, presidente da AMB.

* * *

JOSÉ PINUS – UMA VIDA DEDICADA À MEDICINA

Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também lecionou e tornou-se professor titular da disciplina de cirurgia pediátrica do Departamento de Cirurgia.

Dentre outros cargos e funções que exerceu salientam-se: organizador e chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Menino Jesus do município de São Paulo; professor titular de cirurgia pediátrica da Faculdade de Medicina de Santos da Fundação Lusíada e professor de cirurgia pediátrica da Faculdade de Medicina de Taubaté. José Pinus teve intensa vida associativa. Foi fundador, titular e presidente reeleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica; fundador e presidente da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica; vice-presidente reeleito da World Federation of Associations of Pediatric Surgeons (WOFAPS); presidente do Conselho dos Ex-Presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica; presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein; presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein; e membro do Comitê de Ética Institucional e do Centro Histórico do Hospital Israelita Albert Einstein. José Pinus é também membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março 1 A Biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse na Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012. Nótula: A redação do texto de acordo com o perfil desta secção foi feita pelo acadêmico Helio Begliomini, titular e emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro. Academia de Medicina de São Paulo Fundada em 7 de março de 1895 www.academiamedicinasaopaulo.org.br de 2012, tornando-se o segundo ocupante da cadeira n o 41, cujo patrono é Felício Cintra do Prado, que foi também foi presidente desse sodalício num mandato anual entre 1953- 1954

Compartilhar em: