OPERAÇÃO VAGATOMIA(*) DA POLÍCIA FEDERAL É A PONTA DE UM ICEBERG

 

A Operação Vagatomia é apenas uma pequena parte de esquemas bilionários e ilegais envolvendo o ensino médico no Brasil. Nos últimos meses a AMB vem fazendo diversas denúncias sobre graves irregularidades envolvendo a revalidação de diplomas de medicina emitidos no exterior.

“O que a operação da PF apresentou hoje é só a ponta de um iceberg, envolvendo empresas que ‘intermedeiam’vagas em escolas particulares conveniadas com universidades federais com o objetivo de garantir revalidação facilitada para quem se formou em medicina no exterior e não conseguiu ser aprovado no Revalida”, explica Diogo Sampaio, vice-presidente da AMB, que levou as denúncias ao conhecimento do MEC no mês de maio, para que fossem encaminhadas à Polícia Federal ou ao Ministério Público. A mesma denúncia também foi apresentada ao Conselho Federal de Medicina (CFM), ao Conselho Deliberativo da AMB, às autoridades judiciais, aos órgãos de imprensa e publicada nos canais digitais da própria AMB.

“O mais grave é que estão habilitando para atuar no Brasil, como médicos, pessoas que não comprovaram quaisquer conhecimentos na área médica, o que coloca em risco a saúde e a segurança dos futuros pacientes”, completa Diogo.

Recentemente a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) pediram ao Palácio do Planalto e ao MEC a demissão do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, por crime de prevaricação, já que nada fez diante das denúncias apresentadas pela AMB sobre irregularidades em processos de revalidação de diplomas médicos envolvendo universidades públicas e instituições privadas.

 

LInk https://globoplay.globo.com/v/7893402/programa/

 

(*) Em nota, a PF explicou que “O nome da operação Vagatomia foi utilizado em alusão ao termo tomia’, que significa corte, comumente utilizado em palavras que denominam procedimentos cirúrgicos. Como os investigados reduziam as vagas do curso de medicina e Fies, na medida em que as vendiam, candidatos que teriam direito ao financiamento do governo federal sofriam com o corte das vagas disponíveis”. No meio médico, usa-se o substantivo feminino “vagotomia” para descrever uma “secção cirúrgica do nervo vago (anteriormente dito pneumogástrico), empregada nos casos de úlceras rebeldes ao tratamento clínico; vagossecção”.

#AMB #RevalidaçãoDiplomasMedicosEstrangeiros #Revalida #Revalida #OperacaoVagatomia #UniversidadeBrasil #FIES#OperacaoVagotomia

 

Compartilhar em: