PRESIDENTE DA CONFEMEL ASSUME MINISTÉRIO DA SAÚDE NA BOLÍVIA - AMB

PRESIDENTE DA CONFEMEL ASSUME MINISTÉRIO DA SAÚDE NA BOLÍVIA

O presidente da Confederação Médica Ibero-Latina-Americana e do Caribe (Confemel) e ex-presidente do Colégio Médico de Bolívia, Anibal Cruz Senzano, assumiu o cargo de Ministro da Saúde na Bolívia no último dia 15.

O presidente da Associação Médica de Tarija, Jaime Márquez Cavero destacou em depoimento que o novo ministro tem um “grande conhecimento” do problema atual no país, especialmente no setor da saúde.

FACULDADE DE MEDICINA

Sobre as escolas privadas de medicina bolivianas, que não possuem estrutura adequada, o novo ministro afirmou em entrevista à AMB que esse é um problema em boa parte dos países do continente. “A entrada de estudantes em massa, sem avaliação (vestibular) em faculdades privadas, diminui a qualificação dos estudantes que se soma à falta de estrutura para a formação dos novos médicos”. Ainda nos falou que algumas escolas vivem de bibliotecas, sem ensino prático.

Anibal também afirmou que muitos professores que lecionam nessas escolas, não possuem boa qualificação e defendeu que os países latino americanos precisam criar um observatório de controle de qualidade do ensino superior. Em seu país pretende reunir-se com o Ministro da educação para tratar do tema.

SAÍDA MÉDICOS CUBANOS

Assim como no Brasil, a Bolívia recebeu médicos estrangeiros para atendimento à população. Em outubro/2019, mais de 700 médicos cubanos deixaram o país pelo rompimento do acordo pela Bolívia. Segundo Anibal, as vagas serão preenchidas mediante a concurso. “Tanto os médicos formados em faculdades públicas ou privadas poderão fazer a avaliação. E os melhores colocados assumem as vagas. O meu ministério vai exigir que apenas médicos qualificados possam assumir esses quadros”.

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e vice-presidente da Confemel, Lincoln Ferreira, parabenizou Anibal “Desejo um bom mandato ao colega, e que tenha o apoio que necessita para implementar as mudanças que deseja em prol da saúde boliviana”.