Primeiro curso da SBPC/ML aborda febre chikungunya e ebola

Acontece no dia 18 de março, às 13h (horário de Brasília), o primeiro curso de Ensino a Distância da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que objetiva orientar e alinhar com os profissionais de laboratórios e estudantes da saúde a melhor forma de diagnosticar os vírus ebola e chikungunya.

O vírus chikungunya, por exemplo, é relativamente novo no Brasil e teve o seu primeiro caso confirmado no município de Oiapoque, no Amapá, em outubro do ano passado. A febre acabou se espalhando pelo Nordeste e causou epidemia na Bahia. Recentemente, o estado do Amazonas também registrou a incidência da febre, com a suspeita de mais 12 novos casos.

A transmissão acontece pelo mosquito Aedes aegypti, o que torna o diagnóstico muito parecido com o da dengue por suas características clínicas semelhantes. Portanto, o manejo clínico é fundamental para a confirmação da contaminação pelo vírus. O Ebola é considerado um viral emergente mais grave e o seu contágio acontece por meio de pacientes infectados. O diagnóstico também é pouco característico e o procedimento para o exame laboratorial deve ser muito cauteloso.

A aula sobre o tema será ministrada pelo Dr. Celso Granato, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, especializado em Virologia Clínica, titulado em Patologia Clínica pela SBPC/ML e Professor Livre Docente da Disciplina de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O primeiro curso de Ensino a Distância é voltado para médicos patologistas clínicos, farmecêuticos-bioquímicos, biólogos, biomédicos, técnicos e estudantes. Para os associados da SBPC/ML, o valor é gratuito.

Para mais informações e acesso à transmissão, acesse o site http://ead.sbpc.org.br, que também apresenta a programação de cursos para 2015.

Serviço: Exames laboratoriais nas doenças virais emergentes: ebola e febre chikungunya

Data: 18/03

Horário: 13h (horário de Brasília)

Investimento: R$ 30 para não associados

Para associados é gratuito

Compartilhar em: