PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA DA SBN TEM INSCRIÇÃO PRORROGADA ATÉ 28/02

A prova de título de especialista da SBN, que acontece dia 6 e 7 de abril, teve seu prazo de inscrição prorrogada para 28 de fevereiro.

A prova de título se divide atualmente em duas etapas e uma avaliação de curriculum. Será realizado também um curso de revisão da matéria próximo a prova para que todos os interessados possam fazer uma última revisão, assim como é feito em muitos países.

A primeira etapa de peso 4 com múltipla escolha não eliminatória, pois não se trata de um concurso à cargo, e sim aplicação de instrumentos de mensuração da capacidade do candidato de exercer uma função, esta primeira fase com uma avaliação da capacidade do candidato conhecer a neurocirurgia clínica geral em todos seus aspectos, tendo uma sensibilidade maior que especificidade. As questões de múltipla escolha têm a origem ou fonte consultada e baseadas principalmente no Tratado De Neurocirurgia da SBN e no livro do Youmans (três últimas edições).

A segunda etapa, de igual peso 4, será mais específica com aprofundamento do conhecimento, aplicada por uma banca de 2 examinadores no período da manhã, e dois a tarde diferente, onde de 3 temas clássicos pela manhã e 3 a tarde o aluno escolherá 2 temas dos 3 em cada período. A prova será constituída de casos reais, com maior grau de profundidade, e complexidade que que pretendemos testar a capacidade do aluno da sua profundidade de conduta e discussão frente a situações reais, com exames radiológicos, videos de cirurgia, fotos de patologia e anatomia. Este instrumento é sim específico e vem buscar o conhecimento que lhe foi mais ensinado durante sua residência, muitas vezes este conhecimento diferente nas diferentes instituições de ensino de residência.

A avaliação do Curriculum peso 2, segue protocolos rígidos de itens diversos, baseados na atividade em prática neurocirúrgica como cursos, provas da SBN, não tem qualquer caráter subjetivo, sendo está feita por uma comissão extremamente diligente e experiente com este protocolo. A prova dos alunos especiais este ano apresentará uma novidade que será exatamente a mesma dos alunos regulares, valorizando ainda mais a conquista deste título tão importante.

Paulo Henrique Pires de Aguiar
Coordenador da comissão de Titulo

Samuel Tau Zymberg
Coordenador da Comissão de titulo

Para acessar o edital completo, acesse http://portalsbn.org/portal/wp-content/uploads/2018/02/Edital_SBN_2018_Final-2.pdf

 

Compartilhar em: