SETEMBRO AMARELO – SALVANDO VIDAS

A campanha Setembro Amarelo começou a ser desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria em 2014. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 desse mês e mesmo intitulado setembro, a campanha dura o ano todo.

“ Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete o suicídio, e as tentativas ocorrem a cada 3 segundos. Nosso país é o oitavo em número de suicídios, no Mundo, os quais atingem especialmente pessoas na faixa dos 15-30 anos e maiores de 65 anos” nos informa Carmita Abdo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e também membro da Diretoria da AMB.

Carmita ainda alerta “A maioria dos casos são de pessoas que apresentam quadros psiquiátricos . A prevenção do suicídio depende, portanto , de diagnostico e tratamento adequados .“

O número de suicídios – 12 mil por ano no Brasil, mais de 1 milhão no mundo – alerta sobre a importância dessa conscientização. Há cada vez mais casos de jovens que tiram a própria vida, impulsionados na maioria das vezes por depressão, transtorno bipolar e uso de substâncias químicas.

O objetivo do projeto que está movendo o Brasil é reduzir esse alarmante número. Então, é indispensável o apoio das organizações médicas, e a AMB está junta nessa campanha que pode salvar vidas.

https://www.campanhasetembroamarelo.com.br/

Compartilhar em: