VOCÊ ESTÁ COM COLESTEROL ELEVADO?

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, SBACV alerta sobre a prevenção

O colesterol elevado é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose, que é a grande causadora das doenças vasculares como o infarto, o derrame e a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). No dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) alerta que é preciso dosar o colesterol no sangue regularmente e fazer uma avaliação com o especialista para que se possa atuar na prevenção dessas doenças.

A aterosclerose caracteriza-se como um processo inflamatório crônico da parede vascular que ao longo de anos leva ao desenvolvimento de placas de ateroma (gordura, proteínas, cálcio e células da inflamação), que obstrui o vaso e dificulta a passagem de sangue. Assim, ela pode causar tanto um infarto, se o problema estiver localizado na artéria coronária, como um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), ou derrame, se ocorrer na artéria carótida, ou ainda DAOP, se ocorrer nas artérias que levam sangue para os braços e as pernas.

Enquanto a estenose de carótida é responsável por até 1/3 dos casos de AVCs no mundo*, a DAOP apresenta uma prevalência de 10 a 25% na população acima dos 60 anos*, e o risco aumenta com a idade.

É possível prevenir a aterosclerose. Para isso, é importante adotar hábitos de vida saudáveis. “É preciso controlar os fatores de risco como: obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, diabetes e colesterol elevado”, afirma o secretário-geral da SBACV, Dr. Marcelo Matielo.

Diagnóstico

Além da dosagem do colesterol no sangue, o exame clínico vascular é importante no diagnóstico da doença aterosclerótica. No exame é possível verificar a obstrução ou estreitamento dos vasos e indicar, quando necessário, exames como o ultrassom Doppler ou angiotomografia, que orientam o tratamento, o qual pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Compartilhar em: