Alto contraste

Notícias

Home / Notícias / CAS aprova realização de audiência pública para debater sobre PL do Exame de Proficiência em Medicina

CAS aprova realização de audiência pública para debater sobre PL do Exame de Proficiência em Medicina

Após discussão, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9), em Brasília, requerimento de autoria da senadora Teresa Leitão para a realização de audiência pública direcionada ao debate sobre o projeto de lei nº 2.294/2024, que institui o Exame de Proficiência em Medicina no Brasil. O parecer favorável ao projeto foi apresentado à comissão pelo senador Hiran Gonçalves.

O PL, que tem como autor o senador Astronauta Marcos Pontes, determina que médicos e médicas só poderão ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) se forem aprovados no exame, com exceção daqueles já inscritos no CRM e dos estudantes do curso de medicina que tiverem ingressado antes da lei entrar em vigor.

Para o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes, a expectativa é que durante a audiência pública todos os pontos sobre a introdução do exame sejam devidamente esclarecidos pelas instituições envolvidas no processo para que a proposta siga para votação no Senado.

“Estamos na torcida para que dê tudo certo na audiência que será realizada em breve em Brasília, para que todas as dúvidas sejam sanadas e esse projeto tenha aprovação do governo federal. A nossa maior preocupação diz respeito à qualidade do atendimento feito pelos médicos nas unidades de saúde do nosso país. É fundamental que tenhamos profissionais atualizados, capacitados para garantir a segurança dos pacientes brasileiros”, explica o gestor.

A data da audiência pública ainda será definida pela CAS.

Assessoria de Comunicação da AMB