Comissão de Saúde Digital

SÁUDE DIGITAL

Introdução

A transformação da saúde por meio de tecnologias digitais é uma tendência global irreversível. Da telemedicina à inteligência artificial, as soluções digitais estão remodelando a forma como os médicos interagem com os pacientes, gerenciam informações clínicas e tomam decisões. No Brasil, essa mudança apresenta oportunidades para aprimorar a prestação de cuidados, reduzir as desigualdades e melhorar a eficiência médica, além de apresentar desafios éticos, regulatórios e práticos. A Associação Médica Brasileira (AMB) reconhecendo a necessidade urgente de liderar e apoiar os médicos nessa transição criou sua Comissão de Saúde Digital (CSD).

Propósitos

Promover o conhecimento sobre a saúde digital para os médicos, para uma prática responsável, ética e segura, aprimorando a qualidade e a acessibilidade dos cuidados à saúde das pessoas em nosso país. Posicionar a AMB como referência nacional em orientação médica em saúde digital.

Objetivos

Apoiar o Desenvolvimento Profissional:
Oferecer educação continuada em saúde digital, incluindo, entre outros, telemedicina, inteligência artificial, monitoramento remoto, terapêutica digital e gestão de dados de saúde, Promover o letramento digital e fomentar uma cultura de inovação entre médicos de todas as especialidades.

Promover a Inovação Digital Baseada em Evidências:

Incentivar a adoção de tecnologias digitais baseadas em evidências científicas e melhores práticas, estimular a participação de médicos nas avaliações de soluções de saúde digital.

Estimular a Pesquisa e a Produção Científica:

Incentivar e disseminar pesquisas em saúde digital por médicos brasileiros, colaborar com instituições acadêmicas para integrar a saúde digital à educação médica.

Defender Padrões Éticos e Regulamentação:

Defender a privacidade do paciente, a autonomia do médico e a segurança clínica como componentes centrais nos esforços de inovação, apoiar o desenvolvimento de marcos legais e éticos em saúde digital, representar a AMB no Ecossistema da Saúde Digital, Representar a AMB em colaborações com organizações e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, incentivar a parcerias intersetoriais, alinhar-se às tendências globais, respeitando as especificidades da saúde brasileira.

Estrutura:

A CSD é composta por médicos de diversas especialidades, com experiência em inovação digital, a Presidência da CSD é exercida pelo Dr. Antonio Carlos Endrigo, CREMESP 52.091 e a Vice-Presidência, pelo Dr. Jefferson Gomes Fernandes, CREMESP 143.318.

Coordenadores da CSD

DR. ANTONIO CARLOS ENDRIGO

Presidente da CSD

JEFFERSON FERNANDES

Vice-presidente da CSD