Criação do NAP e fortalecimento da atuação parlamentar - AMB

Criação do NAP e fortalecimento da atuação parlamentar

A AMB dedica-se diariamente para fortalecer a representação da classe médica no âmbito do poder público, agindo sempre na defesa de medidas que beneficiem a medicina de qualidade e a saúde dos pacientes.

Para tornar essa missão ainda mais efetiva, foi criado o Núcleo de Atuação Parlamentar (NAP), cujo objetivo é acompanhar de perto o que acontece no Congresso Nacional e colaborar com o Legislativo na proposição e aprovação de projetos.

O trabalho do NAP é realizado em estreita colaboração com a Comissão de Assuntos Políticos (CAP), que analisa projetos de lei e encaminha aqueles que mais impactam a classe médica. Além disso, a CAP cumpre uma agenda proativa de encontros com parlamentares e autoridades em Brasília. Um exemplo recente foi a reunião em fevereiro deste ano, quando diretores da AMB, da AMBr, do CRM/DF e representantes de sociedades de especialidade se encontraram para discutir ações em defesa do ato médico, com foco no tema “A invasão de especialidades médicas por profissionais não médicos”.

Adicionalmente, por meio do NAP, disponibilizamos serviços de consultoria jurídica, estrutura física completa de coworking em Brasília e acompanhamento da produção legislativa tanto para as federadas quanto para as sociedades de especialidades médicas. Isso inclui interação com parlamentares em audiências e reuniões de trabalho, entre outros benefícios.

Outro destaque importante é o sistema WEB-NAP, que permite o acompanhamento em tempo real do processo legislativo das proposições. Todas as 27 federadas e 54 sociedades de especialidades filiadas à AMB têm acesso gratuito a essa ferramenta, que agiliza e facilita o acompanhamento das iniciativas legislativas.

Em resumo, o Núcleo de Atuação Parlamentar é uma iniciativa fundamental da AMB para garantir que a voz da classe médica seja ouvida nos mais altos níveis do governo, promovendo ações concretas em prol da boa medicina e da saúde da população. O trabalho em conjunto com a Comissão de Assuntos Políticos fortalece ainda mais a atuação da AMB em defesa dos interesses da classe médica.