Congresso da SBPC/ML aborda sustentabilidade e inovação na Medicina Laboratorial
O evento, na vanguarda da medicina laboratorial e patologia clínica, alinhará discussões científicas com a necessidade urgente de tornar os sistemas de saúde, pública e privada, mais eficientes e sustentáveis
Salvador está se preparando para sediar o 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) de 10 a 13 de setembro, no Centro de Convenções da cidade. Reconhecido como o maior congresso do setor na América Latina, o evento tem como tema central ‘O Papel da Patologia Clínica na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde’. Este tema destaca os desafios contemporâneos enfrentados pela saúde pública e privada no pós-pandemia, promovendo discussões científicas alinhadas à urgência de tornar os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis. As inscrições estão abertas.
O congresso será palco para discussões sobre inteligência artificial (IA) e sua aplicação na medicina laboratorial. De acordo com Fábio Sodré, médico patologista clínico, diretor regional da SBPC/ML e presidente do congresso, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa na identificação de padrões, agilização de exames e otimização de recursos. “Teremos uma grande variedade de palestras sobre IA, abrangendo diversos aspectos para melhorar o atendimento nos laboratórios clínicos”, destaca Sodré.
Outras áreas de destaque incluem diagnósticos moleculares e genéticos, Bioquímica, Microbiologia, Hematologia, Testes Laboratoriais Remotos, qualidade assistencial e segurança do paciente. O evento contará com mesas redondas, workshops e palestras sobre temas como gestão de laboratórios, relacionamento com operadoras de saúde e regulação do setor.
A programação será ampla e inclusiva. O 56º Congresso da SBPC/ML busca atender tanto os profissionais da bancada quanto os estrategistas de inovação. Serão dez salas de aula com palestras simultâneas, além de workshops e arenas promovidas pela indústria diagnóstica. A área de expositores será a maior da história do congresso, com 4.200 metros quadrados.
Fábio Sodré, conta que, entre os palestrantes de destaque, para as conferências magnas, está Luiz Cláudio Lemos Correia, mestre em saúde pública pela Johns Hopkins University e pesquisador da Emory University. “Ele vai abordar a utilização racional dos recursos em saúde. Sua experiência com a metodologia Choosing Wisely, que promove o uso adequado dos recursos médicos, promete trazer insights valiosos para os participantes”, ressaltou Fábio Sodré.
Outro nome de peso e que também fará conferência magna é o Alysson Muotri, professor da Universidade de San Diego e especialista em organoides cerebrais, revelou Fábio. “Muotri apresentará suas pesquisas inovadoras que mimetizam o comportamento do cérebro humano em modelos reduzidos, oferecendo novas perspectivas para o estudo de doenças neurológicas.”
Confira no site a grade completa de Mesas Redondas, Encontro com Especialistas, Cursos Pré-Congresso, Atividades de Empresas, entre outros eventos, como cerimônia de abertura, festa de encerramento e palestras.