Ocorrerão simultaneamente o XVII Congresso Brasileiro de Transplantes de Órgãos, em parceria com o Congresso Luso Brasileiro de Transplantes, o Encontro Brasileiro de Enfermagem em Transplantes e o Fórum de Histocompatibilidade da Associação Brasileira de Histocompatibilidade, de 21 a 23 de outubro.
O congresso deste ano traz como tema Qualidade e Segurança na doação e no transplante. A ideia é estimular o pensamento crítico, discutir indicadores, metas, ferramentas de gestão e tudo que possa ser incorporado à rotina dos nossos serviços, agregando valores às nossas atividades cotidianas e colaborando para a evolução dos transplantes no nosso país.
O Brasil é um dos países mais ativos em doação e transplante, somos modelo para diversos países no mundo. Precisamos continuar crescendo e estimular mais profissionais de saúde a participarem conosco deste belo trabalho.
O país tem hoje cerca de 45 mil pacientes aguardando um transplante; o congresso brasileiro de transplantes é o único fórum nacional que une as equipes de doação e transplante em um mesmo momento para que juntos possamos discutir os temas relevantes e necessários para impulsionar esse programa.
