CMG 2024 terá palestra do presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre a Hanseníase no cenário da saúde pública do Brasil – AMB

CMG 2024 terá palestra do presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre a Hanseníase no cenário da saúde pública do Brasil

Entre a sua variada programação de três dias, o Congresso de Medicina Geral 2024  da Associação Médica Brasileira (AMB) receberá em uma de suas mesas redondas, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Heitor de Sá Gonçalves, que fará uma palestra sobre hanseníase. O objetivo é mostrar a importância da doença no cenário da saúde pública brasileira, como se identifica e como ela é diagnosticada.

“Vamos discutir durante a mesa questões, como explicar o monitoramento e quais as formas de prevenção e tratamento da hanseníase, de uma forma bem acessível para possibilitar a aquisição desse conhecimento pelo médico geral e estudantes de medicina. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que a hanseníase quando não diagnosticada precocemente e tratada corretamente, pode ser transmitida para outras pessoas. Mas não é com todos os pacientes que isso acontece. Uma boa parte tem uma certa imunidade e assim não transmite a doença”, explica o Dr. Heitor. 

Durante sua participação no evento, o médico dermatologista também falará sobre os sintomas da doença. “O diagnóstico é basicamente clínico. O paciente pode apresentar manchas com alteração da sensibilidade, no entanto, podem aparecer lesões elevadas vermelhas, que chamamos de infiltração, em que é fundamental fazer a baciloscopia, ou seja, realizar a coleta para ver se encontra o bacilo nas orelhas, nos cotovelos e na lesão, e em alguns casos realizar a biópsia”, pontua o especialista.

O presidente da SBD é atuante na medicina há 40 anos. Iniciou sua carreira como médico generalista no interior do Acre, na fronteira com a Bolívia. “Lá tinham muitos casos de hanseníase. Então entendi que ali era a área que deveria me dedicar, e assim me especializei em Dermatologia”.

Ao longo de sua carreira, Dr. Heitor Gonçalves trabalhou como gestor do sistema de saúde público brasileiro, na medicina privada, foi presidente da Sociedade de Dermatologia do Estado do Ceará e hoje é o atual gestor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de atuar no Ministério da Saúde.

Para os estudantes de medicina dermatológica, Dr. Heitor deixa uma dica valiosa. Segundo ele, é  importante que os estudantes compreendam a dermatologia como um todo, pois é uma especialidade ampla. A gente trata muitas doenças infecciosas, doenças imunomediadas, doenças de dermatologia pediátrica, alergias cutâneas e doenças sexualmente transmissíveis. Participamos também ativamente do controle das ações de diagnóstico do tratamento do câncer de pele, e ainda das tecnologias da promoção da saúde cutânea, entre outras ações. Meu conselho é que percebam a dermatologia de forma macro para que venham a ser um bom ou uma boa dermatologista”, concluiu

SERVIÇO

2º CONGRESSO DE MEDICINA GERAL – CMG 2024

Realização: Associação Médica Brasileira – AMB

Local: Distrito Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues, s/n – Santana, São Paulo/SP

Data: 25 a 27/07/2024

Público-alvo: médicos, residentes e estudantes de medicinaMais informações e inscrições: www.congressogeralamb.com.br