AMB participa de homenagem à Prof. Dra. Satiko Tomikawa Imamura
São Paulo, SP. 12 de maio de 2023. Comemorando 50 anos desde que a acupuntura foi inserida no sistema público de saúde e no meio acadêmico, o Centro de Acupuntura do Instituto da Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP sediou cerimônia solene em homenagem à Profa. Dra. Satiko
O evento realizado ontem (11), no anfiteatro do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), destacou a fundamental contribuição da professora Satiko para o desenvolvimento e a consolidação da acupuntura no Brasil e contou com a presença do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, do diretor tesoureiro da AMB, Akira Ishida, do presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, e também dos professores Yassuhiko Okay, representando a diretora da FMUSP, Olavo Pires de Camargo, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatolgia, Wu Tu Hsing, diretor do Centro de Acupuntura do IOT, e Ana Moraes, representando a Diretoria Clínica do HCFMUSP.
Em seu pronunciamento, César Eduardo Fernandes enalteceu à homenageada por sua dedicação e relevância à medicina e ao ensino acadêmico, destacando ainda o trabalho incessante do presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), André Tsai: “É uma honra para a Associação Médica Brasileira ser convidada para estar nessa cerimônia. Agradeço ao André pelo seu empenho e dedicação à especialidade e à luta contra a invasão da acupuntura por não-médicos. Nos comprometemos com todas as lutas da acupuntura e parabenizo a professora Satiko”.
“É sempre uma honra estar num evento do IOT e uma felicidade participar dessa merecida homenagem à dra. Satiko, que proporcionou uma alavancagem para a acupuntura como profissão e especialidade, sempre de forma ética, assertiva e centrada no paciente, um exemplo de alta representatividade da profissão”, afirmou o diretor tesoureiro da AMB, Akira Ishida.
Os professores titulares Tarcísio E. P. Barros Filho, da Clínica Médica; Linamara Rizzo Battistella, chefe do Departamento Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação; Manoel Jacobsen Teixeira, da Neurocirurgia do HC; e, Pérola Grinberg Plapler, diretora da Divisão de Medcina Física e Reabilitação do IOT, participaram do evento e reafirmaram o papel relevante e as contribuições importantes da homenageada para o meio acadêmico.
A solenidade destacou ainda o crescimento constante da acupuntura como tratamento para inúmeras condições clínicas, tais como dor crônica, distúrbio de sono e de humor e o pioneirismo do Hospital das Clínicas na introdução da especialidade no serviço público e no meio acadêmico. “Ao longo de 50 anos, a semente lançada pela professora Satiko produziu e ainda produz inúmeros frutos que se multiplicam anualmente no Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP, com a formação de cerca de 30 médicos e atendimento de qualidade a quase 900 pacientes”, destacou o André Tsai, presidente do CMBA.
Após o evento, o presidente da AMB, Cesar Eduardo Fernandes fez um depoimento com importantes impressões acerca da professora Satiko e da comemoração dos 50 anos de inclusão da acupuntura no sistema público de saúde e no meio acadêmico. Veja abaixo:
Fotos: Agnaldo Dias/ NCI HCFMUSP