AMB participa do Fórum sobre Sustentabilidade do Sistema de Saúde Suplementar em SP
Foi realizado nesta segunda-feira (29/08), em São Paulo, o Fórum sobre Sustentabilidade do Sistema de Saúde Suplementar. O evento, uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), teve como objetivo promover o debate sobre uma das mais questões importantes da área da saúde, que atinge os profissionais do setor e também empresas operadoras e seguros de saúde. Dentre os participantes estavam o Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, e o Diretor de Defesa Profissional da AMB, José Fernando Macedo. Também integraram o evento José Hiran Gallo, Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Adriano Valente, Delegado-Chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal, e José Luiz Gomes do Amaral, Presidente da Associação Paulista de Medicina. “Essa é uma equação de difícil solução, de sustentabilidade das operadoras. Sou a favor de que a gestão se faça com absoluto rigor, particularmente com relação aos recursos despendidos pelas operadoras de saúde. Nesse aspecto, pensando em sustentabilidade, não se pode, em hipótese alguma, cercear os direitos dos beneficiários dos planos de saúde”, afirma César Fernandes.
O presidente da AMB afirma que a instituição é sim a favor da sustentabilidade das operadoras, desde que ela se faça com absoluto respeito aos direitos dos pacientes e ao bom exercício da medicina. “É uma equação em que todos precisam trabalhar com absoluta transparência para buscar um norte adequado, que respeite as variáveis envolvidas no setor, afinal, não se pode olhar este tema por uma única ótica, sem considerar o cenário como um todo”, concluiu.
Os especialistas debateram assuntos como “Distorções de utilização do plano de saúde” e “Rol de procedimentos: incorporação de novas tecnologias”, em painéis que contaram com a participação de nomes como Marun David Cury, Diretor de Defesa Profissional da APM, Omar Abujamra Junior, Presidente da Unimed do Brasil, Alessandro Vicente Cogliatti, Diretor de Experiência do Cliente da SulAmérica, Maurício da Silva Lopes, Vice-presidente Executivo da Rede D’Or, assim como Alexandre Fioranelli, Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e Carla de Figueiredo Soares, Diretora Adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS.
“Este evento foi fantástico. Tratamos de um dos
temas mais relevantes na atualidade, que é a sustentabilidade do sistema de
saúde. Tivemos várias discussões importantes sobre os modelos de gastos atuais
e a necessidade da racionalização de despesas, tendo em vista que lidamos com
uma verba finita. Creio que a reunião cumpriu seu objetivo e quem teve a
oportunidade de participar do evento saiu dele extremamente satisfeito”,
afirmou José Fernando Macedo, Diretor de Defesa Profissional da AMB.