AMB participará de audiência pública para debater sobre os impactos dos cigarros eletrônicos na saúde - AMB

AMB participará de audiência pública para debater sobre os impactos dos cigarros eletrônicos na saúde

A Associação Médica Brasileira (AMB) foi convidada a participar de audiência pública para debater os impactos do uso de cigarros eletrônicos na saúde pública e na sociedade em geral. A entidade médica será representada pelo coordenador da Comissão de Combate ao Tabagismo, Dr. Ricardo Meirelles.

A solicitação da audiência foi feita por meio do Requerimento 239/2024 do deputado federal Dorinaldo Malafaia, aprovado nesta terça-feira (12) pela Comissão de Saúde (CSAUDE) da Câmara dos Deputados. O encontro também contará com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, da Associação de Controle do Tabagismo – Promoção da Saúde, e do Instituto Nacional de Câncer – INCA. 

Informar a população sobre os riscos à saúde associados ao uso de cigarros eletrônicos, discutir as possíveis regulamentações e políticas públicas que podem ser implementadas e propor medidas educativas e de conscientização sobre os malefícios dos vapes serão alguns dos pontos discutidos durante a audiência pública, que ainda não tem data definida.

POSICIONAMENTO DA AMB

Em agosto deste ano, a AMB emitiu nota oficial, junto à Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e entidades signatárias se posicionando de forma totalmente contrária à mudança na atual regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil.