AMB visita o presidente em exercício, Geraldo Alckmin - AMB

AMB visita o presidente em exercício, Geraldo Alckmin

Brasília, DF. 12 de abril de 2023. Dando sequência ao seu permanente trabalho de defesa da Medicina e em favor da oferta de um serviço médico de qualidade para a população brasileira, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes, acompanhado pelo Secretário Geral, Dr. Antônio José Gonçalves, o Diretor de Assuntos Parlamentares, Dr. Luciano Carvalho, e o Vice-Presidente da Região Centro-Oeste Dr. Etelvino Trindade, esteve na manhã desta quarta-feira com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e sua equipe para iniciar tratativas pelo controle de qualidade do ensino médico e pelo provimento de médicos no território nacional.

Dr. César Fernandes, presidente da AMB, e o presidente em exercício, Geraldo Alckmin

A agenda em Brasília foi motivada pelo cenário da formação médica no país, que revela uma constante degradação, nos últimos tempos, pela atuação de instituições que visam o lucro acima da preocupação com os parâmetros exigidos à formação de profissionais da Medicina.

Segundo dados e informações gerados pela AMB, a partir de estudos próprios, o avanço de novas escolas médicas de capacidade formativa insuficiente, incluindo o número de pedidos de abertura de novas escolas médicas parados no Supremo Tribunal Federal (STF), pode gerar um número estimado de 70 mil vagas por ano para o ingresso de novos alunos de medicina e, por consequência, um cenário mais desafiador para controle ou monitoramento da qualidade desses cursos e seus egressos em relação a aspectos éticos e técnicos.

Na reunião com o doutor Geraldo Alckmin foi discutida a proposta da elaboração de um projeto de lei destinado a avaliar a proficiência dos egressos dos cursos médicos. Está avaliação terá como objetivo atestar as competências e habilidades do médico recém-formado, garantindo a resolutividade dos casos e, sobretudo, a segurança dos pacientes atendidos.

Mesa de trabalho reuniu membros da diretoria da AMB com a equipe da presidência da república, nesta quarta-feira

O presidente em exercício ouviu atentamente todas as ponderações e reinvindicações feitas e se propôs a analisá-las com muito carinho e atenção. Durante todo tempo em que recebeu a diretoria da AMB em seu gabinete, se mostrou amável, solicito e interessado em contribuir para levar a bom termo as propostas que lhe foram apresentadas. Manifestou muita satisfação em receber a AMB ao mesmo tempo em que agradeceu a presença da sua diretoria. Por sua vez, presidente da AMB agradeceu o acolhimento que tiveram do presidente da república em exercício, ressaltando que é papel da entidade a busca do diálogo com as autoridades constituídas na busca das melhores práticas de saúde para a população brasileira. Referiu também que essa interlocução se fará da parte da AMB sem qualquer conflito de natureza político-ideológica, tendo como mote, única e exclusivamente, o melhor e mais profícuo exercício da medicina para todos os cidadãos brasileiros. Ele conclui afirmando que a reunião de hoje foi extremamente necessária e produtiva.

Na foto: Dr. Etelvino Trindade, Dr. Luciano Carvalho, Dr. Antonio José Gonçalves, Dr. César Eduardo Fernandes, Geraldo Alckmin, Hélio Gil Gracindo Filho, Fernando Genschow e Andre Wan Wen Tsai

Ao final do encontro, a AMB, juntamente com as suas Federadas e Sociedades de especialidade, se colocou à disposição, ressalvada a sua autonomia de pensamento e liberdade de opinião, para participar destes importantes debates que envolvem as políticas de saúde pública. Propôs que se criem grupos de trabalho em conjunto com as autoridades constituídas que construa soluções aceitas e exitosas em prol da boa assistência da população, particularmente em regiões mais desassistidas desse nosso gigantesco país.