Nota de pesar – Orlando Marques Vieira
Com imenso pesar, a AMB comunica o falecimento do Professor Orlando Marques Vieira, que nos deixou hoje, 29 de dezembro. Grande cirurgião! Ícone da medicina brasileira ! Ficam as recordações de um homem e médico excepcional, que deu e ensinou muito a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.
O Professor Orlando Marques Vieira foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) em 1995 e tomou posse no mesmo ano, ocupando a Cadeira N° 75 da Secção de Cirurgia e do Patrono Raul David Sanson. Na ANM, ele exerceu diversos cargos, como Tesoureiro (1997-1999), Secretário Geral (1999-2001; 2003-2005) e Vice-presidente (2007-2009).
O Acadêmico graduou-se em 1956 pela Faculdade de Medicina da UFRJ, onde também fez Residência em Cirurgia Geral, doutorado, livre-docência em Cirurgia Geral e em Clínica Cirúrgica.
Ele foi Médico do Ministério da Saúde, Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Paulino Werneck e do Hospital Clementino Fraga Filho, e Chefe do Departamento de Cirurgia da UFRJ.
O Professor Orlando Marques Vieira também foi membro e presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Membro Fundador do Colégio Brasileiro de Angiologia. Em 2004, recebeu o prêmio “Colégio Brasileiro de Cirurgiões”, maior honraria oferecida pela instituição e concedida àqueles que tenham contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia.
A Associação Médica Brasileira presta condolências à família, amigos e colegas.
Fonte: https://www.anm.org.br/nota-de-pesar-academico-orlando-marques-vieira/