Presidente da AMB participa de evento sobre formação de profissionais de saúde - AMB

Presidente da AMB participa de evento sobre formação de profissionais de saúde

Webinar foi realizado pela Anahp, em parceria com o portal JOTA

Foi realizado na última terça-feira (16) o webinar “Formação dos profissionais de saúde”. O evento foi uma iniciativa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em parceria com o portal JOTA, e foi transmitido ao vivo pelo canal do JOTA no YouTube.

O Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, participou do webinar, ao lado de outros convidados, como Giovanni Cerri, ex-Secretário de Estado da Saúde de São Paulo e coordenador do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Rubens Belfort, ex-presidente da Academia Nacional de Medicina, e Reynaldo Brandt, neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein e CEO da Vortics – Inteligência em Saúde.

Durante o evento, o Presidente da AMB falou sobre desafios que são enfrentados hoje no ensino da medicina. “No Brasil, nós tivemos uma profusão de escolas médicas – mais do que dobrou o número de escolas de 2013 para cá. Temos 353 atualmente, a imensa maioria com deficiências importantes em questões básicas para a formação do médico”, pontuou César Fernandes, que também é Professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Em breve, segundo dados apresentados pelo Professor, chegaremos ao número de aproximadamente 40 mil médicos se formando por ano. Muitos deles obtendo o diploma sem o devido conhecimento para o exercício da medicina, porém, legitimamente liberados para o atendimento à população.

“A grande prejudicada com tudo isso, e para onde temos que voltar os olhos, é a população, que será atendida por esses médicos com deficiente formação. Nós não podemos olhar para esse cenário sem resolvê-lo. Essa solução certamente passará por atestar a competência dos egressos dos cursos de medicina e de residência médica, atestar a proficiência de cada um deles, para que possamos ter instrumentos de avaliação que nos deem segurança de que esses médicos podem atender a população”, disse o Presidente da AMB.

César Fernandes destacou também a falta de vagas para os egressos dos cursos de residência, assim como a urgência em se avaliar os cursos de residência médica no país e sua competência para formar especialistas. Durante o webinar, também foram debatidas propostas para o futuro da saúde no Brasil, como criar caminhos de acessibilidade, igualdade e modernidade, dentre outros temas. Você pode conferir o evento completo clicando aqui.

De acordo com os organizadores, esse foi o terceiro e último painel de uma série de discussões sobre o futuro da saúde no Brasil realizadas durante o mês de agosto. Antes, foram discutidas estratégias e desafios para aprimorar a rede brasileira de saúde, que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Suplementar. Também foi discutido como monitorar indicadores e promover inovação em saúde no Brasil.