Proposta de campanha da AMB para valorização do título de especialista é apresentada e aprovada na reunião do Conselho Deliberativo - AMB

Proposta de campanha da AMB para valorização do título de especialista é apresentada e aprovada na reunião do Conselho Deliberativo

A ideia de uma campanha de valorização do título de especialista foi apoiada e aprovada por unanimidade entre todas as sociedades, federadas e entidades médicas, presentes na reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB) realizada em Recife, nesta quinta-feira (28).  A pauta foi apresentada pelo diretor de Comunicação da entidade, Dr. Luiz Carlos von Bahten, que falou sobre o tema ‘Campanha de Valorização do Título de Especialista’, uma das principais pautas discutidas em 2024 pela classe médica.

O gestor apresentou dados importantes, como as especialidades que possuem o maior número de registros no Brasil. Clínica Médica aparece em primeiro lugar, com aproximadamente 57 mil médicos, seguida da Pediatria (48.654) e da Cirurgia Geral (41.547). 

Uma outra informação demonstrada pelo diretor da AMB foi a proporção de médicos especialistas por faixa etária. Em 34 das 55 especialidades, a média de idade é inferior a 50 anos. Em termos de distribuição por região do país, o Sul aparece na primeira posição, com 68% dos médicos com especialidade. 

O Dr. Von Bathen elencou os principais objetivos da campanha do Título de Especialidade. Segundo ele, é fundamental ter como foco a valorização do título, alertar a população sobre a importância de escolher um médico especialista certificado, enaltecer a diferenciação do profissional com o título de especialista, e destacar os rigorosos critérios exigidos para obtenção do título de especialista. “Tudo isso para defender o bem mais precioso da AMB e das sociedades”, frisou

A expectativa é que a campanha entre em vigor a partir do primeiro trimestre de 2025, com ações que envolvam a combinação de estratégias em mídias digitais e veículos especializados, focada em anúncios impactantes nas redes sociais, para ampliar o alcance e engajar a audiência com conteúdo envolvente.  

Anúncios em veículos de imprensa de credibilidade e grande circulação, para impactar um público diferenciado, divulgação em telas de elevadores comerciais e residenciais, permitindo a flexibilização de conteúdo e sinergia com outras mídias, entre outros.  “São processos que se complementam e aos poucos vão sensibilizando a sociedade e os médicos sobre a importância dessa titulação”, explicou o Dr. Luiz Von Bahten. 

A ideia da Campanha foi apoiada e aprovada por unanimidade entre todas as sociedades, federadas e entidades médicas, presentes na reunião do Conselho Deliberativo. 

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Assessoria de Comunicação da AMB

Fotos: Giovanni Chamberlain