Secretário do Conass alerta para o desfinanciamento da saúde pública. - AMB

Secretário do Conass alerta para o desfinanciamento da saúde pública.

O secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso, foi palestrante pela Associação Médica Brasileira (AMB) no segundo tema em debate do XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM) e abordou o tema ‘Financiamento da Saúde no Brasil”. Frutuoso alertou para o desfinanciamento progressivo da saúde pública no país.
O ENEM foi aberto hoje em Brasília e vai até amanhã, quando será aprovado ao final dos trabalhos o relatório final das propostas e moções aprovadas pelos delegados.
Na sua apresentação, Frutuoso comparou o financiamento da saúde no Brasil com países de sistemas universais o que expõe dramaticamente a diferença entre os gastos com saúde no Brasil e em outros países avançados e expôs a realidade de instabilidade dessas despesas no País. Os gastos com saúde no mundo são da ordem de 10 trilhões de dólares, compondo 8.2% do Produto Interno Bruto (PIB) e em ritmo crescente. No Brasil, os gastos federais estão estagnados em 1,7% do PIB, enquanto os gastos estaduais e municipais aumentam progressivamente.