Brasília, urgente

Apresentado projeto com objetivo de detectar precocemente a doença escoliose em crianças e adolescentes

O deputado José Nelto (PP-GO) apresentou o Projeto de Lei 2625/2022, que dispõe sobre a prevenção, detecção e encaminhamento para tratamento da escoliose em crianças e adolescentes, no âmbito escolar.

De acordo com o autor, a proposição pretende, dentre seus principais objetivos, detectar precocemente a escoliose, orientar os alunos sobre os riscos causados pela má postura, encaminhar a criança ou adolescente à assistência médica especializada e fomentar o tratamento nos estágios iniciais.

Justifica o autor que, no Brasil, existem mais de 1,6 milhões de pessoas com a doença, explicando que a mais comum é a escoliose idiopática, a qual possui maior incidência em adolescentes. Nesse contexto, aponta que os estudantes frequentemente sofrem com a má postura, seja na hora de sentarem-se nas carteiras escolares, seja na hora de estudarem em suas casas, ou até mesmo no momento de carregarem os materiais escolares, o que pode desencadear a escoliose. Assim, ressalta que o projeto objetiva a propagação da informação e a detecção precoce da doença, mantendo assim a ciência e atenção dos pais e responsáveis em relação ao problema.

O projeto está aguardando despacho da Mesa Diretora, que definirá por quais comissões irá tramitar.


Envie sua opinião