NK Consultores – O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou o Requerimento 35/2022, que requer a realização de audiência pública para discussão do tema: “Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial”.
Justifica o autor que o debate será um instrumento importante e crucial para tratar sobre diversos elementos que devem ser considerados prioritários, avançando assim na questão da educação e inclusão, como formação profissional e continuada em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para surdocegueira, deficiência múltipla e deficiência visual e diretrizes para serviços de apoio à inclusão, por exemplo.
Para discutir o tema, sugere os seguintes convidados:
- Ana Lucia P. Rago – Fisioterapeuta na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
- Lidiane Jacomini – Representante da ABRAPASCEM – Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdocegos e Múltiplos Deficientes Sensoriais;
- Shirley Rodrigues Maia – Presidente da ADEFAV – Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual;
- Juliana Ferraz Sallum – Médica oftalmologista e geneticista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
- Joseane Salheb – Pedagoga na Secretaria Estadual de Educação do Amapá, membro do GT Sentidos Brasil-Perkins;
- Eulália Cordeiro – Pessoa com surdocegueira (representante em diversas ongs e instituições em apoio a pessoa com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial).
E agora?
O requerimento aguarda análise da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), da Câmara dos Deputados.
Documento: