A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (27), o deputado Pinheirinho (PP-MG), como presidente e o deputado Pedro Westphalen (PP-RS), 1º vice-presidente do colegiado para mandato de um ano. A eleição foi conduzida pelo ex-presidente Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ).
A Comissão de Seguridade Social e Família foi criada em 1989. É a segunda da Câmara em número de membros, com 52 titulares e o mesmo número de suplentes. Trata dos assuntos relativos à saúde, previdência e assistência social. Discute, vota projetos e fiscaliza a organização dos serviços públicos e privados nas três áreas, inclusive o Sistema Único de Saúde, trata do controle de medicamentos e de alimentos, do exercício das profissões da saúde.
Perfil
Antônio Pinheiro Neto, nascido em Belo Horizonte, é um empresário e político brasileiro. Formou-se em Direito pela Universidade FUMEC, em Belo Horizonte.
Pinheirinho foi eleito prefeito da sua cidade natal em 2013. Na época, ele priorizou a modernização da gestão da saúde pública, com a ampliação do hospital municipal, e a construção de postos de saúde. Em 2018 foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, tem se destacado na luta pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos. O parlamentar foi membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) em 2021. Esse ano, ele sugeriu ao Ministério da Saúde, através de indicação, a ampliação da realização de cirurgias bariátricas no Sistema Único de Saúde. Em 2021, foi coautor do requerimento que criou a Frente Parlamentar de Prevenção de Doenças Pulmonares Graves e da proposta que solicitou a realização de comissão geral em alusão ao mês de conscientização do Outubro Rosa. O presidente da comissão, deputado Pinheirinho (PP-MG), convocou reunião deliberativa para o dia 4 de maio, às 09h30.